quarta-feira, 4 de agosto de 2010


Um ano. E eu ainda não acredito que está na hora de voltar pra casa. 


Só de olhar a malha aberta semi-arrumada em cima da cama, fico toda mole, cheia de nostalgia. Foi um ano longe de casa, em outro país, do outro lado do Atlântico. Um ano completo de aprendizado, onde tudo, absolutamente tudo era novidade. Imagine mudar de cidade. Novos vizinhos e uma casa nova para se adaptar. Faculdade nova, colegas novos, professores novos. Se é aterrorizante quando se é adolescente, juro, que mudar de faculdade, é tão difícil quanto. Acrescente à essa mudança dois novos idiomas, os quais você não fala. Assim foi meu ano. Nova casa, novos amigos, nova faculdade, novos colegas, professores, horários, nova lingua. Falando assim, pode parecer que foi terrível, mas não foi sempre assim. 

Aprendi as duas linguas. Fiz novos amigos. Amigos de todos os cantos do mundo: Polônia, Colômbia, China, USA, França, Bélgica, Indonésia, Austrália, Portugal, Suécia, etc, etc, etc. Conheci várias cidades, viajei por todos os lados. Aprendi a me virar sozinha diante de cada dificuldade. Deixei minhas frescuras gastronômicas de lado. Aprendi a cozinhar. Descobri que o inverno europeu não é tão terrível, afinal de contas. Sobrevivi à saudade. Não dá pra dizer que foi tudo uma maravilha também. Sofri feito cachorro na faculdade. Estudei, estudei, estudei muito, mas muito mesmo. E ainda assim fracassei. Faz parte, eu acho, mas chorei feito criança e fiquei braba como bicho. 

Também não foi só aprendizado, foi um ano completo de mudanças. Assisti algumas pessoas saindo da minha vida, outras chegando - pra ficar. Algumas máscaras cairam, revi conceitos, amadureci como nunca. A certeza do que eu quero e onde eu quero chegar, ficou ainda mais forte diante da dúvida. Fiquei mais forte, mais madura, talvez mais fria e arrogante, mas vá lá, já era de se esperar.

E agora, em meros 6 dias é hora de me despedir do que eu chamo de cidade perfeita. Viver em Barcelona foi a coisa mais incrível que eu já fiz. Apesar das quedas, das choradeiras e das falhas, não me arrependo nem um titinho. Voltar pra casa vai ser ótimo, ter toda a base, ao menos, no mesmo fuso horário, e por vezes ali no quarto do lado. E sentirei saudades imensas dessa cidade que eu me apeguei e me apaixonei tanto.

Sentirei saudades imensas de ir correr no final da tarde no Parc Guell, com direito a vista de toda a cidade. Ir a praia e ficar tranquila na areia, vendo o Mediterrâneo limpio e calmo como uma piscina. Ir aos domingos ver as fontanas magicas, na Plaça Espanya. Sair pela Gràcia só pra desfrutar do clima. Ir no Porto Olímpico fazer festa. No Tibidabo no alto da montanha. De andar pela Passeig de Gràcia só pra ver as vitrines da Chanel, Vitorino, Zara, Carolina Herrera, etc. Comprar qualquer, absolutamente qualquer coisa e saber exatamente quanto estou pagando de imposto. Falar catalão. E essa saudade só me faz ter mais vontade de voltar, o que certamente ainda farei.

Este ano foi o meu divisor de águas.
Vejo vocês loguinho, pessoas :)


      


Marcadores: , ,

posted by Deborah Luisa at 17:43 | 1 comments